Vejo Ouro Preto

    
                                                                          Eu vejo Ouro Preto do lado contrário,
                                                                          O meu patrimônio de gente que é feito,
                                                                          O meu grande acervo é o que brota no nervo.
                                                                          Na rua Direita, Futeco é quem reina,

                                                                          Fazendo um congado moderno, estribado,
                                                                          Angu mais parece um príncipe vindo
                                                                          De outra galáxia, um extraterrestre,
                                                                          Valdir cambaleia no rosto e no corpo,

                                                                          Um misto de humano e de anjo barroco.
                                                                          Eu vejo na Praça, na gente que passa
                                                                          E sinto no peito uma dor, não tem jeito,
                                                                          Ao ver Zé da Gata pirando, na lata,

                                                                          Na mesma roubada tombou Nei Cocada.
                                                                          De volta ao passado, caminho rodado,
                                                                          João Pé de Rodo, sem grana, no lodo,
                                                                          Contava histórias de guerras e glórias,

                                                                          De noivas e trote, como um Dom Quixote,
                                                                          O burro, o roteiro, tropeiro mineiro;
                                                                          O Bené da Flauta em plena ribalta,
                                                                          Tão amalucado, fazendo um furdunço.

                                                                          Eu vejo Ouro Preto e preparo um soneto.
                                                                          A Sinhá Olímpia, não sei se foi ímpia,
                                                                          Descendo a ladeira, hasteando a bandeira,
                                                                          Fumando uma binga no tempo que pinga,

                                                                          Perdida em seu norte, mas tendo um tal porte,
                                                                          Beirando ao requinte, seria um acinte
                                                                          Chamá-la de pobre, pois era uma nobre.
                                                                          Retrato de um tempo cruel... um tormento!

                                                                          Eu vejo Ouro Preto e nem sei se é soneto,
                                                                          Às vezes eu sinto que é só pesadelo.
                                                                          Conheço essas minas, seus meios e quinas,
                                                                          Na palma da mão, ou num simples "sei não",

                                                                          No lombo de um burro, na vida que empurro
                                                                          Com rima ou sem rima, mas dentro da métrica,
                                                                          No meu Volkswagen, que vou sem bagagem,

                                                                          Neste um ponto zero, que há muito foi zero.
                                                                          Termino o soneto, dou tchau, me libero,
                                                                          Pois vejo Ouro Preto do jeito que quero.

                                                                                                              José Edward Guedes

2 comentários:

Unknown disse...

ìmpar.
Belo trejeito de relembrar do idos,
Repleto de ginga, balanco e estilos,
Pensamentos belos, pensamentos doidos,
Bem vindo, como está, volte sempre adeus,
Siga nos Trilhos.

Unknown disse...

Palavras belíssimas de um grande poeta, mostrando nossa nostálgica Ouro Preto!!!!